Manufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
Sem títuloPaisagem do rio Aiari, afluente do rio Içana, gravura rupestre e índia Tukano processando mandioca
Sem títulonan
Sem títulonan
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dañañapré: usado no ritual waia.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dañihâdâ: usado no ritual de iniciação à maturidade
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo hu: representa espíritos de animais.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivos a'amã: distingue indivíduos por suas funções mágicas e rituais
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dauhâbâ: usado no rito do casamento
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Urucu (Bixa orellana L.), bixácea.
Imagens destinadas à ilustração da exposição “Brasilidades” realizada na Casa França-Brasil entre os dias 28/05/1991 e 23/06/2014
Imagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Sem títuloImagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”. Apá Kayabí vista no anverso. Coleção paticular Cláudio Villas Boas
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto Zoomorfo. Coleção Eduardo Galvão.
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Manufatura de cesto de folha de buriti
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Kayabí
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos do tipo pegal (ampulheta); padrões dos painéis laterais: Jaguar representado pelas suas marcas corporais como pontos
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos do tipo pegal (ampulheta); padrões dos painéis laterais: sem explicação do significado do desenho
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos do tipo pegal (ampulheta); padrões dos painéis laterais: marcas do couro da cobra
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos do tipo pegal (ampulheta); padrões dos painéis laterais: "periwinkles"
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com cara de macaco. Índio Mehinaku. Coleção Heloísa Fenelon.
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara-touca de palha trançada com franja. Índio Kamayurá. Coleção Espiridião Rocha
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com emblema ictioideo. Coleção Com. Rondon. Índios Bakairí
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Crinolina. Coleção Com. Rondon. Índio Bakairí. R. Paranatinga.
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Peteca. Coleção Roberto Carneiro e G. Dole. Índio Kuikuro
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Abano (weníno t) para fogo e para virar beiju
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Joana d'Arc, filha de Luiz e Catarina Lana, carregando mudas de mandioca para o plantio. Aldeia de São João, rio Tiquié, janeiro de 1986.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Piracema de duas espécies de aracu. No primeiro plano, o boleka nihtin manike, que faz piracema no igapó. O local chama-se wahsabulo amontoado de galhos e folhas que protegem os ovos dos predadores. No segundo plano, o aracu boleka nihtin ierike que faz piracema no estirão do rio. Num e noutro caso, a corrente leva is alevinos rio abaixo, retornando o peixe adulto. Desenho de Luiz Lana, aldeia São João, janeiro de 1991.
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro
Figura 12. Figura antromorfa gravada na rocha de Uapí, cachoeira, rio Aiari, afluente do rio Içana
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro.
Figura 13- Gravura rupreste em que se vê motivo de peneira, cobra, bem como espirais e pontilhados, cuja interpretaçãi, segundo Reichel-Dolmatoff, é exposta mais adiante. Uapí cachoeira do Rio Aiari.
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro
Figura 15. Esta figura reproduz um desenho de Viró, pessoa de Barasana do sul, de cerca de 60 anos de idade. Trata-se, segundo Reichel-Dolmatoff, de uma alucinação vista sob luz azul".
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro
Imagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Heta, na Serra Dourados.
Sem títuloImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Heta, na Serra Dourados.
Sem títuloImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Heta, na Serra Dourados.
Sem títuloIlustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular. Patron ui tsuká (serpent marchant ou serpent, chemin, en yawalapiti)
Ilustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular. Représentation du patron "sablier" en vannerie et dessin à la main. 1) Couronne-support d'ornament plumassier. 2) "vertèbres dorsales" 3) Le même motif dans la décoration d'une pelle à gallete. 4) et sur le masque de calebasse.
Ilustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular. Représentation graphiques de sepents recueillies par Karl von den Steinen. 1) serpent générique; 2) serpent avec tête. Et par Max Schmidt: 3) serpent (agáu, en bakairi) en deux versions sur pelle à gallete. 4) Représentation de serpent en peinture corporelle: sucuri (eunecte, également appelé anaconda); 5) Le même motif sur une couronne-support d'ornament plumasier.
Manto tupinambá e outras fotografias separadas para exposição “Arte plumária dos índios do Brasil” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em agosto de 1980
Imagens da exposição “Os Índios das Águas Pretas. Uma área cultural no Noroeste do Amazonas”, projetada e coordenada por Berta Gleizer Ribeiro
Imagens da exposição “Os Índios das Águas Pretas. Uma área cultural no Noroeste do Amazonas”, projetada e coordenada por Berta Gleizer Ribeiro
Imagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Dicionário do artesanato indígena”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Dicionário do artesanato indígena”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Dicionário do artesanato indígena”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.