Nesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Berta Gleizer RibeiroDesenhos rupestres gravados em pedra.
Berta Gleizer RibeiroEsculturas, urnas funerárias, muiraquitã e tangas, entre outros objetos arqueológicos da Calha Amazônica e da Ilha de Marajó.
Essas imagens serviram para ilustrarem os livros: “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, “Índios del Brasile: culture che scompaiono”, “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”
Desenhos rupestres.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroDesenhos rupestres gravados em pedra
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroPadrões de desenhos indígenas.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
OlgaImagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Ernesto AguiarImagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro.
Feliciano LanaIlustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular.
Berta Gleizer RibeiroImagens da exposição “Os Índios das Águas Pretas. Uma área cultural no Noroeste do Amazonas”, projetada e coordenada por Berta Gleizer Ribeiro.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Cláudia AndujarExposição “Brasilidades”.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Museu do ÍndioImplementos e processamento da mandioca.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Compartimento interno da maloca onde abriga a família nuclear.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Recanto de tecelagem.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Fusos e algodão destinados a confecção de saiotes, redes e tornozeleiras.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Estrado-jirau onde se guardam pratos de cerâmica.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cipó de que se faz curare. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Desenho em papel padrão labirinto.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Gravura rupestre Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Inscrição rupestre Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana (Tukano)
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Terena tecendo em tear com a urdirura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena do Alto Xingu separando a "seda" da palha do gelo da folha de buriti.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pintando o arumã. Povo Desana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Partindo o arumã. Povo Tukano.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Panier au terrain Kamayura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Le motif yanã hiko: "peinture de visaço, petit épervier.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Rito de Iamarikmã
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Desenho em árvore a caminho da aldeia waura.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Miniatura de tear
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Luiz Lana com cunhados. Povo Tukano/Desana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Arumã preparado para descortiçar. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Capitão Manuel da Silva. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Preparo do arumã para trançados para a venda. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Descorticação de arumã. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano/Desana.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Eduardo Lana mostrando banti. Povo Cesana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Indentação de ralador com pedrinhas de silex. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Hohodene. grupo Baniwa. Indentação de ralador.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Fibra de miriti secando ao sol.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano, Pari-cachoeira. Fiando tucum.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Desana. Casa da comunidade, aldeia São João. FIando tucum.
Berta Gleizer Ribeiro