Desenhos rupestres gravados em pedra.
Berta Gleizer RibeiroEsculturas, urnas funerárias, muiraquitã e tangas, entre outros objetos arqueológicos da Calha Amazônica e da Ilha de Marajó.
Essas imagens serviram para ilustrarem os livros: “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, “Índios del Brasile: culture che scompaiono”, “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”
Desenhos rupestres.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroPadrões de desenhos dos índios Kadiwéu empregados na ornamentação de potes, pratos, fruteiras, abanicos, couros e vasos.
OlindaDesenhos Kadiwéu colhidos por Darcy Ribeiro.
AnoãAnimais e flores desenhados por indígena Ticuna.
Carlitinho GomesDesenhos dos índios Kadiwéu da coleção Jaime Garcia Siqueira Jr. e padrões de pintura corporal e cerâmica.
LairPadrões de desenhos indígenas.
Berta Gleizer RibeiroDesenhos produzidos por indígenas Asuriní.
DzakundáDesenhos de aldeia, animais, plantas e grafismos dos indígenas Juruna.
AkãGrafismo de pintura corporal dos indígenas Txukahamãi, Xikrin, Mentuktíre e Mekragnoti, ambos da família Kayapó
BorikáiAdornos plumários e índios paramentados.
Maria Heloísa Fénelon CostaImagens destinadas à ilustração da exposição “Brasilidades” realizada na Casa França-Brasil entre os dias 28/05/1991 e 23/06/1991.
Charlote EmerichImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
OlgaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Ernesto AguiarImagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro.
Feliciano LanaImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Wladimir KozakIlustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular.
Berta Gleizer RibeiroManto tupinambá e outras fotografias separadas para exposição “Arte plumária dos índios do Brasil” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em agosto de 1980.
Imagens da exposição “Os Índios das Águas Pretas. Uma área cultural no Noroeste do Amazonas”, projetada e coordenada por Berta Gleizer Ribeiro.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Imagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
Petroglifo desenhado por Eugênio, índio Siusí-Tapuia, destinado a figurar a capa do livro “A arte do trançado dos índios do Brasil. Um estudo taxonômico”.
EugênioImagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Dicionário do artesanato indígena”, de Berta Gleizer Ribeiro
Pedro LoboImagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Michael FriedelImagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Cláudia AndujarExposição “Brasilidades”.
Berta Gleizer RibeiroExposição “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, montada na estação de metrô Largo da Carioca.
FasenellaDesenhos de artefatos indígenas destinados à ilustração do artigo “Arte indígena, linguagem visual”.
Tadeu BurgosImagens integrantes da Exposição Antropológica de 1882, posteriormente remontada no Museu Nacional, em dezembro de 1982
Indígena de tribo não identificada e iconografia etno-histórica retirada das obras de Marcoy, Rugendas e outros, destinada a figurar em publicações e trabalhos da titular.
Imagens da tecelagem Kayabi, Tukuna e casa Xinguana, destinadas a figurar em publicações e trabalhos da titular.
Desenhos esquemáticos de técnicas de trançado compilados das obras de Baldus, Grünberg, Leroi-Gourhan, Notes and Queries, Mason, Montandon e Balfet.
Maquete do Museu do Índio de Brasília e desenhos de engenho de açúcar.
Grafismos, cestos, cerâmicas, máscaras e outros artefatos ilustrativos de obras de Monod-Becquelin e Eckardt von Sydow.
Aspectos de tecelagem dos índios Kayabi e outros não identificados. Índia Juruna, cesto trançado e mapa do Parque Indígena do Xingu.
Eduardo GalvaoImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Museu do ÍndioImplementos e processamento da mandioca.
Berta Gleizer RibeiroA Tecnologia do tecido com o tear indígena.
Domingos LamônicaSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”.
Caboclos do Rio Gurupi que vivem próximo à aldeia dos indígenas Urubu-Kaapor.
Heinz ForthmannImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro.
Exposição “Indios del Brasile. Culture che schompaiono”, concebida e produzida por Berta Gleizer Ribeiro.
Exposição “Indios del Brasile. Culture che schompaiono”, concebida e produzida por Berta Gleizer Ribeiro.
Artefatos da coleção Museu Nacional, ilustrativos do texto “Arte Indígena e Arte Popular Brasileira”, de Berta Gleizer Ribeiro e Lélia Coelho Frota.
Francisco Catalá-RocaArtefatos da coleção Museu Nacional, ilustrativos do texto “Arte Indígena e Arte Popular Brasileira”, de Berta Gleizer Ribeiro e Lélia Coelho Frota. Apá dos índios Kayabí com motivo ornamental simbolizando uma figura mitológica
Mostra Comemorativa do Primeiro Centenário da “Exposição Antropológica Brasileira de 1882”.
“A estória de Bali Bó e a origem da mandioca”. Título original.
Luiz Gomes LanaImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Luiz Gomes LanaReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”.
A estória de Gaín Pañan e a origem da pupunheira - mitologia Desâna.
Feliciano Lana“Il ventre del Universo”. Título original do filme produzido a partir de guaches de Luiz Lana (Tolamãn Kenhíri)
Luiz Gomes LanaRepresentações de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna.
Luiz Gomes LanaA criação do mundo segundo os índios Desâna.
Feliciano LanaPlantas e habitação dos índios Desâna.
Feliciano LanaTécnicas de garimpo utilizadas pelos índios Desâna e Tukâno.
Feliciano Lana“Homem vestindo a veste de onça”. Título original.
Luiz Gomes LanaReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna.
Fotografia de desenhos da Família Lana.
Harold Walters“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna
Feliciano LanaÍndios Yanomami manuseando câmera.
Vockmar ZieglerPeças de arte dos índios Wayâna-Aparaí.
Ademir RodriguesAspectos da população e Cultura Timbira-Apinayé.
Peças de arte dos índios Urubu-Kaapor.
Luis C. JunqueiraPeças de artesanato dos índios Marúbo.
Domingos LamônicaAspectos da população e Cultura Paresí.
Marco Antônio Teixeira GonçalvesPopulação Kuikúro em atividades diversas.
Domingos LamônicaPeças de cerâmica produzidas pelos índios Konibo.
Domingos LamônicaPeças de artesanato e mulheres Botocudo.
Cestos em palha produzidos por índios Tiriyó.
Pedro LoboArmas, utensílios e acessórios indígenas coletados pela Comissão Científica do Ceará.
Henrique FleiussPeças de artesanato Tukuna.
Aspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro.
Roça queimada em área indígena Guajajara.
Eduardo GalvaoAspectos da população e Cultura Karajá.
Nilo VellozoIconografia produzida por Protásio Frickel.
Protásio FrickelMulher Kamaiurá.
Mapa das aldeias do Alto Xingu feito por Epele, índio Mehináku.
EpeleEsculturas em madeira e crianças Mawé.
Aspectos da população e Cultura Yanomami.
Cláudia AndujarImagens ilustrativas do artigo “Preliminary observations on shamanism, curing rituals and propriatory ceremonies among the Asuriní indians of the middle Xingu in Brazil”, de Jacques Jangoux.
Jac JangouxCroquis de habitações indígenas.
Hamilton Botelho MalhanoCenas do Javari, evento social Alto Xinguano.
Museu do ÍndioPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Fotografia de uma índia Wanâna no plantio de mandioca.
Janet M. ChernelaConfecção de tipóia por índias Taulipang.
Carlos Franco da CostaÍndia Pankararu com 120 anos de idade.
Ilustrações diversas sobre padrões de desenhos indígenas, pentes, pintura Kadiwéu e índio não identificado.
Carl SchusterReproduções de iconografia etno-histórica e indigenista dos seguintes autores: Hans Staden, Américo Vespúcio, E. Rivasseau, J. B. Debret, Caribé, A. R. Ferreira e Celeida.
A. R. Ferreira