Desenhos rupestres gravados em pedra
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Compartimento interno da maloca onde abriga a família nuclear.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Recanto de tecelagem.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Fusos e algodão destinados a confecção de saiotes, redes e tornozeleiras.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Estrado-jirau onde se guardam pratos de cerâmica.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cipó de que se faz curare. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Desenho em papel padrão labirinto.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Gravura rupestre Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Inscrição rupestre Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana (Tukano)
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Terena tecendo em tear com a urdirura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena do Alto Xingu separando a "seda" da palha do gelo da folha de buriti.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pintando o arumã. Povo Desana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Partindo o arumã. Povo Tukano.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Panier au terrain Kamayura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Le motif yanã hiko: "peinture de visaço, petit épervier.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Rito de Iamarikmã
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Desenho em árvore a caminho da aldeia waura.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Miniatura de tear
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Luiz Lana com cunhados. Povo Tukano/Desana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Arumã preparado para descortiçar. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Capitão Manuel da Silva. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Preparo do arumã para trançados para a venda. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Descorticação de arumã. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano/Desana.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Eduardo Lana mostrando banti. Povo Cesana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Indentação de ralador com pedrinhas de silex. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Hohodene. grupo Baniwa. Indentação de ralador.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Fibra de miriti secando ao sol.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano, Pari-cachoeira. Fiando tucum.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Desana. Casa da comunidade, aldeia São João. FIando tucum.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede batida. Povo Tariana. Missão Salesiana Iauareté, São Miguel.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana. Tear verdadeiro, rede batida. Missão Salesiana Iauareté.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Fiando tucum na casa da comunidade (UFAC). Povo Tukano. Missão Salesiana Pari-Cachoeira
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana de São Miguel. Gregório Sodré tecendo um jererê.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede "30 fios" "tear" horizontal. Povo Tariana. São Miguel.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Tacho de cerâmica após a queima. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. 1.Preparo do tucum. 2.Preparo de curare. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana. Tecendo jererê. São Miguel.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. A pahmelin gahsilu (transformadora canoa), também chaamda pahmelin pinlun (transformadora cobra) navegando no ahpikun maãn (leite, rio), levando no seu bojo a futura humanidade. Em pé, Emekho Sulãn Panlamin, o acenstral dos Tukâno, caracterizado pelo porte do yéi (bastão de mando). Terminologia em desâna). Desenho de Tolamãn Kenhíri ( ou Luiz Lana), co-autor, com seu pai, Umúsin Panlãn Kumu (ou Firmiano Lana) da cosmogonia desâna intitulada: ANTES O MUNDO NÃO EXISTIA.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Grande tacho de barr: poali em baniwa. Usado para assar beiju e torrar farinha. Na foto vê-se a cinza de cortiça de waápa com que foi cozido.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Muhipu kasawe (matapi da lua). Armadilha de pesca. Povo Tukano, Iauareté cachoeira, r. Uaupés.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Apa pequena (bahtiaka em tukano). Usada para servir beiju e peixe assado. Atualmente, este cesto é cnfeccionado para venda.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Maquete de maloca feita por Manuel da Silva, indígena Hohodene (de língua baniwa) de Uapui cachoeira, rio Aiari.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Petroglifo de Uapuí cachoeira, rio Aiari. Padrão de trançado dawake wida (mandii, cabeça), em baniwa. Desenho de Eugênio, indígena Siusí-tapuia, 16 anos.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. A esfera - emekho patole (universo, barriga) - e suas quatro camadas.
Berta Gleizer Ribeiro