Desenhos de aldeia, animais, plantas e grafismos dos indígenas Juruna.
UntitledManto tupinambá e outras fotografias separadas para exposição “Arte plumária dos índios do Brasil” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em agosto de 1980.
Imagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Cartões Postais.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaRetrato de Berta Gleizer RIbeiro.
Aspectos da paisagem, população e cultura bolivianas.
Detalhe de colar de conchas produzido pelos indígenas Meinako.
Entrega do Memorial dos Povos Indígenas.
UntitledArtefatos indígenas expostos.
UntitledArtefatos indígenas integrantes de acervos de museus em Modena, Florença e Basiléia.
Darcy Ribeiro.
Berta Gleizer Ribeiro, Darcy Ribeiro, Renée Simoza e outros em diferentes ocasiões. Álbum.
Sasha Gleizer, sobrinho de Berta Gleizer Ribeiro e Jenny Simoza.
Berta Gleizer Ribeiro e outros durante viagem à Amazônia.
Berta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaBerta Gleizer Ribeiro, entre outros, durante o lançamento do livro “Dicionário do artesanato indígena”. Período: sem data.
Berta Gleizer Ribeiro, Darrel Posey e outras em evento.
Adornos plumários indígenas de coleções museológicas e desenhos indígenas coletados por Berta Gleizer Ribeiro.
Arco e flecha.
Esculturas, urnas funerárias, muiraquitã e tangas, entre outros objetos arqueológicos da Calha Amazônica e da Ilha de Marajó.
Essas imagens serviram para ilustrarem os livros: “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, “Índios del Brasile: culture che scompaiono”, “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”
Mostra Comemorativa do Primeiro Centenário da “Exposição Antropológica Brasileira de 1882”.
Adornos plumários e índios paramentados.
UntitledA Tecnologia do tecido com o tear indígena.
Domingos LamônicaSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”.
Exposição “Indios del Brasile. Culture che schompaiono”, concebida e produzida por Berta Gleizer Ribeiro.
Artefatos da coleção Museu Nacional, ilustrativos do texto “Arte Indígena e Arte Popular Brasileira”, de Berta Gleizer Ribeiro e Lélia Coelho Frota.
UntitledRede Maxakali, índio Xavante, bolsa de tatu canastra e planta.
Domingos LamônicaMulher índígena em pé
Imagem de um índio não identificada.
Imagens dos índos da comunidade Arandú.
Compilação de imagens de máscaras, pás, instrumentos de sinalização, trançado e grafismos feitos pela titular para ilustrar artigos, livros e outras produções culturais.
Menino indígena paramentado, de grupo não identificado.
Padrões ornamentais de trançado dos índios do Alto Rio Negro.
Plantas diversas e seus usos no fabrico de artesanato, utensílios, manufaturas e construções.
Reproduções de iconografia etno-histórica e indigenista dos seguintes autores: Hans Staden, Américo Vespúcio, E. Rivasseau, J. B. Debret, Caribé, A. R. Ferreira e Celeida.
UntitledAula de enfermagem para índias Bacairi.
População e habitação Nambikuára.
Tear dos índios Hetá.
Aspectos da população e cultura Umotina.
Utensílios diversos, habitações, flora e instrumentos de pesca e música feitos por índios Desâna, Tukano e Tariâna.
Postos indígenas e outras construções.
Povos indígenas em diferentes atividades econômicas.
UntitledÍndios e caboclos não identificados.
Reprodução de imagem do Museu Americano de História Natural: índios Chilkat usando cobertores.
Artefatos plumários, tecidos, trançados e objetos rituais das coleções Museu Nacional e Etienne Samain.
Fred RibeiroAspectos de exposição no Museu de História Natural de Nova York.
Aspectos da população e cultura dos índios Kuben-Krang-Keng, grupo Kayapó.
UntitledAspectos da população e cultura Tukâno.
A criação do mundo segundo os índios Desâna.
UntitledTécnicas de garimpo utilizadas pelos índios Desâna e Tukâno.
UntitledReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna.
Índios Yanomami manuseando câmera.
UntitledArmas, utensílios e acessórios indígenas coletados pela Comissão Científica do Ceará.
UntitledReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”.
Aspectos da população e Cultura Karajá.
UntitledImagens ilustrativas do artigo “Preliminary observations on shamanism, curing rituals and propriatory ceremonies among the Asuriní indians of the middle Xingu in Brazil”, de Jacques Jangoux.
UntitledCenas do Javari, evento social Alto Xinguano.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro, Paulo de F. Ribeiro e Frederico de F. Ribeiro, entre outros, durante reunião em seu apartamento.
Aspectos de praia não identificada.
Índios Urubu-Kaapor.
Cerâmica com pintura em negativo feita por Catarina Lana.
Berta Gleizer Ribeiro e Fred Ribeiro entre os índios Araweté durante trabalho de campo
Darcy Ribeiro, entre outros, em restaurante e em sua residência durante seu exílio no Uruguai.
UntitledRenée Simoza, sobrinha de Berta Gleizer Ribeiro.
Berta Gleizer Ribeiro, entre outros, em viagem à Espanha e no Pão de Açúcar com Nely Arvelo-Jimenez e Nina de Friedemann.
Retrato de Magda Valverde.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e outros em família.
Imagens de Berta.
Jenny Simoza em manifestação pela memória de sua filha, Reneé Simoza.
Imagens de pôsteres, calendários e outros impressos.
Imagens não identificadas.
Berta Gleizer Ribeiro com pintura facial dos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer Ribeiro, entre outros, na comemoração do décimo-primeiro aniversário de Gerson Luiz.
Sasha Gleizer em Leningrado.
Índio Desâna reproduzindo petroglifo.
UntitledAspectos de processamento da mandioca e de larvas comestíveis entre os índios do Alto Rio Negro.
Paisagem do rio Aiari, afluente do rio Içana, gravura rupestre e índia Tukano processando mandioca.
Berta Gleizer Ribeiro entre artesãs e objetos produzidos com palha de carnaúba.
Aspectos da população e cultura dos índios Araweté.
Fred RibeiroImagens do trabalho de campo da titular entre os índios Asuriní.
Fred RibeiroImagens do trabalho de campo da titular entre os índios Asuriní.
Imagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
Aspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
UntitledImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Domingos LamônicaGrafismo de pintura corporal dos indígenas Txukahamãi, Xikrin, Mentuktíre e Mekragnoti, ambos da família Kayapó
UntitledDesenhos rupestres.
UntitledDesenhos dos índios Kadiwéu da coleção Jaime Garcia Siqueira Jr. e padrões de pintura corporal e cerâmica.
LairImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Luiz Lana (Tolamãn Kenhirí)“Il ventre del Universo”. Título original do filme produzido a partir de guaches de Luiz Lana (Tolamãn Kenhíri)
Luiz Lana (Tolamãn Kenhirí)Peças de artesanato dos índios Marúbo.
Domingos LamônicaPeças de artesanato e mulheres Botocudo.
Aspectos da população e Cultura Yanomami.
UntitledCroquis de habitações indígenas.
UntitledDesenhos de artefatos indígenas destinados à ilustração do artigo “Arte indígena, linguagem visual”.
UntitledIndígena de tribo não identificada e iconografia etno-histórica retirada das obras de Marcoy, Rugendas e outros, destinada a figurar em publicações e trabalhos da titular.
Grafismos, cestos, cerâmicas, máscaras e outros artefatos ilustrativos de obras de Monod-Becquelin e Eckardt von Sydow.
Exposição “Indios del Brasile. Culture che schompaiono”, concebida e produzida por Berta Gleizer Ribeiro.