Reúne imagens da vida pessoal e privada da titular: Berta Ribeiro em viagens, festas, lançamentos de livros seus e de outros autores, proferindo ou assistindo conferências, imagens de seus familiares e amigos, bem como obras de arte, cartões postais e gravuras que decoravam seu apartamento.
Berta Gleizer RibeiroReúne imagens produzidas pela titular e pelo fotógrafo e médico Frederico Ribeiro em seus trabalhos de campo em Aracati-CE, no Parque Indígena do Xingu e no Alto Rio Negro. Inclui ainda fotografias referentes à expedição na
qual acompanhou Darcy Ribeiro entre os índios Kaingáng, Xokléng, Kadiwéu e Urubu-Kaapor
Reúne imagens de exposições, peças e coleções de museus diversos, todos sobre a temática indígena. Tal como o grupo Índios do Alto Rio Negro, este também formou-se por ser a museologia e o colecionamento áreas de interesse da titular. Berta G. Ribeiro, em sua trajetória, realizou consultorias e ajudou a conceber alguns museus e exposições de terceiros.
Berta Gleizer RibeiroNeste grupo concentram-se imagens dos índios nativos desta região do Noroeste Amazônico, bem como de peças e artefatos produzidos por estes. São imagens produzidas pela titular e por diferentes antropólogos e estudiosos, além de desenhos feitos por estes índios. Considerando que a titular produziu a maioria de seus estudos sobre esta região e seus índios, e que haviam imagens feitas também por outros estudiosos, optouse por formar este grupo à parte, pois constituía um interesse particular da titular.
Berta Gleizer RibeiroReúne imagens de aspectos cotidianos de grupos indígenas diversos produzidos por antropólogos e fotógrafos profissionais, bem como da cultura material destes grupos. Esta subsérie pode ser entendida como um subsídio para as exposições e publicações da titular, pois muitas destas imagens ilustram estas produções. Foram aqui alocadas, e não em ep, por não terem sido originalmente encontradas junto com os documentos destinados a figurar nas mesmas.
Berta Gleizer RibeiroReúne os desenhos feitos por Luiz e Feliciano Lana, índios Desâna com quem a titular estabeleceu uma parceria de trabalho. São imagens ilustrativas das narrativas míticas destes índios.
Berta Gleizer RibeiroExpressando a produção intelectual propriamente dita da titular, esta subsérie é composta por imagens que figuram em seus livros, artigos e exposições. Houve conjuntos de documentos cujo destino não foi possível recuperar, porém ficou clara a existência de uma finalidade específica para os mesmos e de uma unidade.
Aqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroPopulação, modo de produção e equipamento produtivo dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroImagens do trabalho de campo da titular entre os índios Asuriní.
Fred RibeiroImagens do trabalho de campo da titular entre os índios Asuriní.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Moinaru, indígena Araweté, entra em sua casa cantando e tangendo o maracá
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Grupo de indígenas Araweté atravessando uma ponte sobre o igarapé Ipixuna, afluente do médio Xingu, estado do Pará.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Meanô consertando um aro trançado duplo para adorno plumário. À sua frente, o patua onde guarda penas e outros objetos preciosos.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Morehãn katu, indígena Araweté, fazendo uma demonstração de tecelagem entretorcida em rede.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Compare-se a rede de tecido entretorcido espaçado dos Araweté, também presente entre os Asuriní, com o tecido compacto, obtido pela mesma técnica por estes últimos na rede tupapetuna.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Moinaru preparando flecha.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Moinaru, tangendo e maracá, antes de iniciar a "benzeção" do cauim de milho.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Mulher e filha torrando grãos de milho no tacho de cerâmica. Ao lado, um cocho de bainha de açaí com milho cru.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté. Manémeidô com a filhinha de dois anos e meio, Manemeitipihã.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura dos índios Araweté
Fred RibeiroAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Morehãn katu, indígenas Araweté, fiando.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Pemerí, indígenas Asuriní, enrolando o fio, depois de torcido, no fuso.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Tecelagem de cinto em tear tipo aruak (ou amazônico).
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Tecelagem de cinto em tear tipo aruak (ou amazônico).
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Algodão em rama, fusos, meadas de fio de algodão, um deles tingido de marrom com o sumo da entrecasca do mogno.
Fred RibeiroAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Novelo de algodão.
Fred RibeiroAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Fuso. Implemento de fiação.
Fred RibeiroAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Padrão de desenho de pintura corporal executado em papel.
Domingos LamônicaAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Padrão de pintura Asuriní
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Na figura masculina, sobressai o tembetá e a pintura facial.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Joalberia Asuriní, grupo tupi do igarapé Ipiaçaba, afluente do médio Xingu, sul do Pará.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Moça Asuriní com pintura corporal ao lado da mãe com pintura facial.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Moça Asuriní com pintura corporal ao lado da mãe com pintura facial.
Aspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Oficiantes de um ritual de pajelança.
Aspectos da população e cultura Kren-Akore. Mãe Kreen-akore com seus filhos.
Fred RibeiroAspectos da população e cultura Kren-Akore. Kretã, chefe do grupo, fazendo uma tipóia de algodão em tear improvisado.
Fred Ribeiro