Desenhos rupestres gravados em pedra
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Compartimento interno da maloca onde abriga a família nuclear.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Recanto de tecelagem.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Fusos e algodão destinados a confecção de saiotes, redes e tornozeleiras.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Estrado-jirau onde se guardam pratos de cerâmica.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cipó de que se faz curare. Povo Hohodene.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Desenho em papel padrão labirinto.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Gravura rupestre Hohodene.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Inscrição rupestre Hohodene.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana (Tukano)
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Terena tecendo em tear com a urdirura.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena do Alto Xingu separando a "seda" da palha do gelo da folha de buriti.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pintando o arumã. Povo Desana
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Partindo o arumã. Povo Tukano.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Panier au terrain Kamayura.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Le motif yanã hiko: "peinture de visaço, petit épervier.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Rito de Iamarikmã
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Desenho em árvore a caminho da aldeia waura.
UntitledAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Miniatura de tear
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Luiz Lana com cunhados. Povo Tukano/Desana
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Arumã preparado para descortiçar. Povo Hohodene
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Capitão Manuel da Silva. Povo Hohodene
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Preparo do arumã para trançados para a venda. Povo Hohodene.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Descorticação de arumã. Povo Hohodene.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano/Desana.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Eduardo Lana mostrando banti. Povo Cesana
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Indentação de ralador com pedrinhas de silex. Povo Hohodene
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Hohodene. grupo Baniwa. Indentação de ralador.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Fibra de miriti secando ao sol.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano, Pari-cachoeira. Fiando tucum.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Desana. Casa da comunidade, aldeia São João. FIando tucum.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede batida. Povo Tariana. Missão Salesiana Iauareté, São Miguel.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana. Tear verdadeiro, rede batida. Missão Salesiana Iauareté.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Fiando tucum na casa da comunidade (UFAC). Povo Tukano. Missão Salesiana Pari-Cachoeira
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana de São Miguel. Gregório Sodré tecendo um jererê.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede "30 fios" "tear" horizontal. Povo Tariana. São Miguel.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Tacho de cerâmica após a queima. Povo Hohodene
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. 1.Preparo do tucum. 2.Preparo de curare. Povo Hohodene.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana. Tecendo jererê. São Miguel.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. A pahmelin gahsilu (transformadora canoa), também chaamda pahmelin pinlun (transformadora cobra) navegando no ahpikun maãn (leite, rio), levando no seu bojo a futura humanidade. Em pé, Emekho Sulãn Panlamin, o acenstral dos Tukâno, caracterizado pelo porte do yéi (bastão de mando). Terminologia em desâna). Desenho de Tolamãn Kenhíri ( ou Luiz Lana), co-autor, com seu pai, Umúsin Panlãn Kumu (ou Firmiano Lana) da cosmogonia desâna intitulada: ANTES O MUNDO NÃO EXISTIA.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Grande tacho de barr: poali em baniwa. Usado para assar beiju e torrar farinha. Na foto vê-se a cinza de cortiça de waápa com que foi cozido.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Muhipu kasawe (matapi da lua). Armadilha de pesca. Povo Tukano, Iauareté cachoeira, r. Uaupés.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Apa pequena (bahtiaka em tukano). Usada para servir beiju e peixe assado. Atualmente, este cesto é cnfeccionado para venda.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Maquete de maloca feita por Manuel da Silva, indígena Hohodene (de língua baniwa) de Uapui cachoeira, rio Aiari.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Petroglifo de Uapuí cachoeira, rio Aiari. Padrão de trançado dawake wida (mandii, cabeça), em baniwa. Desenho de Eugênio, indígena Siusí-tapuia, 16 anos.
UntitledImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. A esfera - emekho patole (universo, barriga) - e suas quatro camadas.
Untitled