Imagens destinadas à ilustração da exposição “Brasilidades” realizada na Casa França-Brasil entre os dias 28/05/1991 e 23/06/1991.
Charlote EmerichImagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
OlgaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Ernesto AguiarImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Wladimir KozakImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Museu do ÍndioImplementos e processamento da mandioca.
Berta Gleizer RibeiroA Tecnologia do tecido com o tear indígena.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara oval de tecido e trançado. Coleção Pedro E. Lima. Índios Kamayurá
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara "Yowma" (em menhinaku): peixe pirarara e estandarte de dança. Coleção Maria Heloísa Fenelon Costa. Compõe-se de 4 peças: uma máscara presa a um arco, mangas, calças trançadas e estandarte de danças.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com emblema ictioide. Coleção Com. Rondon. Índios Bakairí.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Crinolina - saia de palha de palmeira buriti. Coleção Com. Rondon. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com cara de macaco. Índios Mehinaku. Coleção Heloísa Fénelon
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho de Tadeu Burges: "Tuavi" - Esteirinha de nervura de folha de buriti amarrada com cordel de fibra da mesma palmeira, usada para filtrar e ácido prússico da mandioca brava. Tribo: Yawalapiti
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Nassa. Usada para pesca de peixes menores nas partes lodosas dos rios e lagoas.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.Cesto alguidariforme. Coleção Maria Helena Monteiro. Índios Yawalapití
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto cargueiro de três lados. Coleção Comissão Rondon. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto cargueiro masculino e/ou paneiro para a guarda de mandioca e polvilho. Tribo Alto Xinguanas
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto vasiforme. Coleção Pedro E. Lima. Índios Kalapalo.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Peneira. Cesto Platiforme. Coleção Pyrineus de Souza. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Apã. Coleção Pyrineus de Souza. Índios Bakairí
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto taciforme. Coleção Robert Carneiro e Gertrude Dole. Índio Kuikuro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto bornaliforme (em miniatura) com alça. Coleção Roberto Carneiro e Gertrude Dole. Índio Kuikuro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos destinados a "múltiplas finalidades", vasiformes terminados em cone.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto vasiforme com gargalo estreito destinado a guardar pimenta, índios Yawalapití
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Suporte de cabaça. Índios Kuikuro, coleção Robert Carneiro e Gertrude Dole.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Abano de forma trapezoidal. Índios Kuikuro, coleção Carneiro e Dole.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara de madeira decorada com o motivo "peixe pacu".
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Wanâna
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Wanâna
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano. Desenho de barco
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho porta-charuto. Povo Siusi-tapuia
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho porta-charuto. Povo Siusi-tapuia
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cacuri
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Desenhop explicativo tecn. pesca
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos Lamônica