AtoM - UnB

AtoM - Universidade de Brasília

UnBTV

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa coletiva

Forma autorizada do nome

UnBTV

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CPCE
  • Centro de Produção Cultural e Educativa

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

  • Canal Universitário de Brasília

Identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

2006

História

O Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) foi criado em 1986 com o objetivo de promover a educação e a cultura através de multimeios. Desta forma, buscava-se um centro de referência para a produção audiovisual no Centro-Oeste. O CPCE responde à expectativa depositada em torno da sua criação, desenvolvendo inúmeras co-produções, apoiando iniciativas diversas no campo da educação, da cultura e da arte.

O Centro está diretamente ligado à estrutura da Reitoria da UnB como unidade captadora de recursos, produzindo vídeos e programas de TV, desenvolvendo e executando projetos e pesquisas na área do audiovisual.

Paralelamente, funciona como um grande laboratório para alunos e professores das mais diversas áreas de conhecimento da UnB, desde aquelas ligadas diretamente com a produção audiovisual até as mais distantes, mas que porventura apresentem alguma demanda no campo do audiovisual, notadamente vídeo, TV e cinema.

Como realizações importantes do CPCE na área de TV, citamos a co-produção da série Estação Ciência, programa semanal de divulgação científica veiculado nacionalmente pela antiga TV Manchete e pela Rede Brasil, liderada pela TVE-RJ, e o programa Paidéia, veiculado por todas as redes de TV´s educativas (Rede Brasil, Radiobrás e TV Cultura). Entre 1992 e 1993, produzimos o programa TV UnB, veiculado, semanalmente, em Brasília, pela TV Nacional/Radiobrás. O CPCE produziu, ainda, os programas Documentário UnB (1997/1998) e Humanidades (1999/2000) veiculados pela TV Brasília e a série Matemática (2002) para a TV Escola.

No âmbito do Legislativo, tivemos nossa primeira experiência com o Senado Federal, entre 1992 e 1993, contratados para documentar os seus trabalhos, uma atividade embrionária do que viria a ser a futura TV Senado. Em 1998, fomos convidados para implementar o canal a cabo TV Câmara Legislativa do Distrito Federal e assumir a responsabilidade pela sua operação e produção. Foi uma experiência profundamente gratificante e coroada de êxito. Entre 2004 e 2006 voltamos à Câmara Legislativa para desenvolver o novo projeto TV Distrital como responsáveis pela operação, produção, transmissão e desenvolvimento do canal, que está sendo transmitido via cabo pelo canal 9 da operadora NET.

Desde de 2006 passamos a operar a UnBTV no Canal Universitário de Brasília, transmitido pela operadora NET no canal 15.

Locais

Brasília. Universidade de Brasília.

Status legal

Funções, ocupações e atividades

Promover a educação e a cultura através de multimeios; produzir vídeos e programas de TV, desenvolvendo e executando projetos e pesquisas na área do audiovisual;

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/Genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador da descrição

UnBTV

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção