Integram o arquivo agendas, correspondência, fotografias e documentos pessoais referentes à sua vida privada, mas também
e, principalmente, os documentos resultantes de suas atividades profissionais. São relatórios, projetos, textos, fotografias,
desenhos, documentos sonoros, audiovisuais e correspondências que retratam a trajetória de Berta Ribeiro, desde o período em
que assessorou Darcy Ribeiro com seus escritos e publicações até o final de sua vida.
nan
Untitlednan
UntitledPaisagem do rio Aiari, afluente do rio Içana, gravura rupestre e índia Tukano processando mandioca
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledManufatura de ralador de sílex dos índios Hohodene, peneira com pimenta e o casal Luiz e Catarina Lana com o filho mais novo
UntitledReúne imagens que, em sua maioria, destinavam-se à ilustração das publicações, exposições e da tese de doutoramento de Berta Gleizer Ribeiro, além de fotografias dos seus trabalhos de campo e de desenhos indígenas colhidos nestas ocasiões. Há, ainda, imagens de trabalhos de campo de outros antropólogos, de museus, de coleções e de sua vida pessoal. No conjunto de documentos que integram a série, há um grande volume de fichas catalográficas com timbre do Museu Nacional, do Museu do Índio e do Serviço de Proteção aos Índios. Em cada uma das fichas há uma ampliação em foto, um contato e um negativo da mesma imagem, além de anotações a respeito do seu contexto de produção. Considerando a unidade documental destas fichas e que nem todas apresentam todos estes suportes, cada ficha foi considerada como um único documento. Além destas, há ainda gravuras, impressos, diapositivos, negativos, desenhos, colagens, impressos, pinturas e fotografias que, de um modo geral, dizem respeito à temática indígena.
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas. Figura antromorfa gravada na rocha de Uapuí cachoeira, rio Aiari, alfuente do rio Içana
Untitledpaisagens em áreas indígenas
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
UntitledImagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
UntitledImagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Mantos Tupinambás, entre outras peças integrantes dos acervos do Museu Etnográfico Basiléia, do Museu Setala, Museu de Milão, Museu de Florença e do Museu do Homem de Paris
UntitledDiadema horizontal dos índios Urubu-Kaapor
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledColeção de artefatos do Museu Nacional levados por Berta Ribeiro ao Parque Indígena do Xingu para identificação
UntitledExposição da coleção Curt Nimuendaju realizada no Museu de Dresden, República Democrática Alemã.
UntitledExposição da coleção Curt Nimuendaju realizada no Museu de Dresden, República Democrática Alemã.
UntitledExposição da coleção Curt Nimuendaju realizada no Museu de Dresden, República Democrática Alemã.
UntitledMaquete do Museu do Índio de Brasília
Untitlednan
Untitlednan
UntitledExposição de temática indígena no Museu Nacional de História Natural de Nova York
UntitledExposição de temática indígena no Museu Nacional de História Natural de Nova York
UntitledExposição de temática indígena no Museu Nacional de História Natural de Nova York
UntitledExposição de temática indígena no Museu Nacional de História Natural de Nova York
UntitledRetrato de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledRetrato de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledCartões Postais - Procissão do Cirio de Nazaré
UntitledCartões Postais - Mai Apinagé catando piolho nos cabelos do filho. Aldeia Bacaba, entre Bôa-Vista-do-Tocantins e S. Vicente-do-Araguaia, norte do Goiás.
UntitledCartões Postais - Índia Orarimugú (Borôro oriental) com o filho às costas. Missão do Sagrado-Coração, rio Barreiro. Santa-Rita-do-Araguaia, Mato-Grosso.
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledCartões Postais
UntitledJenny Simoza, Berta Gleizer Ribeiro e outros em diferentes ocasiões.
UntitledRetrato de Patrícia de F. Ribeiro
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledRenée Simoza e família ao longo de sua infância e adolescência
UntitledRenée Simoza e família ao longo de sua infância e adolescência
UntitledRenée Simoza e família ao longo de sua infância e adolescência
UntitledRenée Simoza e família ao longo de sua infância e adolescência
UntitledBerta Gleizer Ribeiro
UntitledObjetos em cerâmica produzidos por índios Karajá.
UntitledObjetos em cerâmica produzidos por índios Karajá.
UntitledObjetos em cerâmica produzidos por índios Karajá.
UntitledObjetos em cerâmica produzidos por índios Karajá.
Untitled