Aspectos da população e cultura Desâna. Início de trançado com talas de uma marantácea: arumã
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas. Figura antromorfa gravada na rocha de Uapuí cachoeira, rio Aiari, alfuente do rio Içana
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas. Amazonas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas. Gravura rupestre em que se vê motivo de peneira, cobra, bem como espirais e potilhados. Uapuí cachoeira, rio Airai
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer RibeiroNesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Berta Gleizer RibeiroDesenhos rupestres gravados em pedra
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroAqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
Berta Gleizer RibeiroDesenhos rupestres gravados em pedra.
Berta Gleizer RibeiroEsculturas, urnas funerárias, muiraquitã e tangas, entre outros objetos arqueológicos da Calha Amazônica e da Ilha de Marajó.
Essas imagens serviram para ilustrarem os livros: “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, “Índios del Brasile: culture che scompaiono”, “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”
Desenhos rupestres.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
Berta Gleizer RibeiroPadrões de desenhos indígenas.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Compartimento interno da maloca onde abriga a família nuclear.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Recanto de tecelagem.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Fusos e algodão destinados a confecção de saiotes, redes e tornozeleiras.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Estrado-jirau onde se guardam pratos de cerâmica.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImplementos e processamento da mandioca.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroExposição “Brasilidades”.
Berta Gleizer RibeiroExposição “Brasilidades”
Berta Gleizer RibeiroExposição “Brasilidades”
Berta Gleizer RibeiroExposição “Brasilidades”
Berta Gleizer RibeiroExposição “Brasilidades”
Berta Gleizer RibeiroAspectos da população e cultura Desâna.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Panier au terrain Kamayura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Le motif yanã hiko: "peinture de visaço, petit épervier.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Rito de Iamarikmã
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Desenho em árvore a caminho da aldeia waura.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
OlgaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Miniatura de tear
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Luiz Lana com cunhados. Povo Tukano/Desana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Arumã preparado para descortiçar. Povo Hohodene
Berta Gleizer Ribeiro