documentação referente ao pedido de dotação do projeto “Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil” à Fundação Ford. São cartas referentes ao pedido da dotação, prorrogação de prazo, prestação de contas e o projeto.
documentação diversa sobre o curso de doutorado de Berta na Universidade de São Paulo - USP, ligado ao projeto “A Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”. Constam atestados, declarações, certificado, histórico, programas e notas de aulas, resumo da tese, trabalho de conclusão de curso, relatório de atividades para o exame de qualificação, relatório de trabalho de campo, entre outros.
Reúne cadernos, fichamentos, textos, levantamentos bibliográficos e resumos de aulas, manuscritos e/ou datilografados. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 9 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Expressando a produção intelectual propriamente dita da titular, esta subsérie é composta por imagens que figuram em seus livros, artigos e exposições. Houve conjuntos de documentos cujo destino não foi possível recuperar, porém ficou clara a existência de uma finalidade específica para os mesmos e de uma unidade.
Aqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
Berta Gleizer RibeiroReúne imagens produzidas pela titular e pelo fotógrafo e médico Frederico Ribeiro em seus trabalhos de campo em Aracati-CE, no Parque Indígena do Xingu e no Alto Rio Negro. Inclui ainda fotografias referentes à expedição na
qual acompanhou Darcy Ribeiro entre os índios Kaingáng, Xokléng, Kadiwéu e Urubu-Kaapor
Reúne imagens da vida pessoal e privada da titular: Berta Ribeiro em viagens, festas, lançamentos de livros seus e de outros autores, proferindo ou assistindo conferências, imagens de seus familiares e amigos, bem como obras de arte, cartões postais e gravuras que decoravam seu apartamento.
Berta Gleizer RibeiroReúne imagens de exposições, peças e coleções de museus diversos, todos sobre a temática indígena. Tal como o grupo Índios do Alto Rio Negro, este também formou-se por ser a museologia e o colecionamento áreas de interesse da titular. Berta G. Ribeiro, em sua trajetória, realizou consultorias e ajudou a conceber alguns museus e exposições de terceiros.
Berta Gleizer RibeiroNeste grupo concentram-se imagens dos índios nativos desta região do Noroeste Amazônico, bem como de peças e artefatos produzidos por estes. São imagens produzidas pela titular e por diferentes antropólogos e estudiosos, além de desenhos feitos por estes índios. Considerando que a titular produziu a maioria de seus estudos sobre esta região e seus índios, e que haviam imagens feitas também por outros estudiosos, optouse por formar este grupo à parte, pois constituía um interesse particular da titular.
Berta Gleizer RibeiroReúne imagens de aspectos cotidianos de grupos indígenas diversos produzidos por antropólogos e fotógrafos profissionais, bem como da cultura material destes grupos. Esta subsérie pode ser entendida como um subsídio para as exposições e publicações da titular, pois muitas destas imagens ilustram estas produções. Foram aqui alocadas, e não em ep, por não terem sido originalmente encontradas junto com os documentos destinados a figurar nas mesmas.
Berta Gleizer RibeiroReúne os desenhos feitos por Luiz e Feliciano Lana, índios Desâna com quem a titular estabeleceu uma parceria de trabalho. São imagens ilustrativas das narrativas míticas destes índios.
Berta Gleizer RibeiroNesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Urucu (Bixa orellana L.), bixácea.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Matapi ou cucura (porouma cecropiaefolia)
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Jenipapo (genipa americana L.), rubiácea.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dauhâbâ: usado no rito do casamento
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo daupté: usado no ritual waia.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivos a'amã: distingue indivíduos por suas funções mágicas e rituais
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivos jusi'wa: distingue indivíduos por suas funções mágicas e rituais
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo ja'u'e: representa espíritos
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo hu: representa espíritos de animais.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo piu: representa espíritos de animais.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dañihâdâ: usado no ritual de iniciação à maturidade
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Desenho damn'rada (parte da pintura que aparece combinada com os motivos)
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Motivo dañañapré: usado no ritual waia.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
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Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
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Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
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Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
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Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Imagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”. Colorido: cor de areia, marrom claro e escuro, vermelho, azul claro predominância da cor areia. Embaixo lê-se "construção das canoas ao modo dos Índios" letra de Alexandre R. Ferreira. Assinado - J. J. Cadina, ano de 1784.