AtoM - UnB

AtoM - Universidade de Brasília

Coleção PROMEMEU - Projeto Memória do Movimento Estudantil.

Regulamento da Representa... Proposta do Estatuto do D... Diretoria do Diretório Un... Relatório de Criação do D... Quadrinho de Sucessão do ... Carta da Comissão da Asso... Resultado das Eleições - ... Resultado das Eleições - ... Resultado do Turno Final ... Cartas aos funcionários e... Relatório de Consideraçõe... Plano de Trabalho - Direç... Boletim Informativo IAB -... Proposta de Transferência... Termo de Posse do DAICA Ato da Reitoria 689/1969 Termo de Posse do DAICA Proposta da chapa Ateliê ... Estatuto Mínimo do CAHIS Editorial Centro de Estud... Estatuto do Centro de Est... Programa do Centro Acadêm... Apresentação  - Chapa Esp... Regulamento de Eleição Convocatória IV Encontro ... Relatório V Encontro Naci... Programação I Encontro de... Nota aos estudantes de Ci... Boletim Informativo do Ce... Projeto de Estatuto do CA... Programação do I Congress... Programação do I Congress... Programação do I Congress... Programação do I Congress... Regimento Eleitoral - Ele... Memorando de informação d... Estatuto do CA AGRÔ-FLOR Ato da Reitoria nº 155/1980 Primeiro Boletim Informat... Boletim do CACIC nº 01 Nota Informativa 001/80 A Tijolada Portaria-ENC 12/83 Informativo do CALEL Relatório do Departamento... Estatuto do CA de Educaçã... Propostas para o Novo Tex... Boletim do CAGEA nº 01 Programação do I Encontro... Relatório do Departamento...

Área de identificação

Código de referência

BR DFUNB PROMEMEU

Título

Projeto Memória do Movimento Estudantil.

Data(s)

  • 1960 - 1991 (Acumulação)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Papel. Fitas VHS. Fotografias.

Área de contextualização

Nome do produtor

Projeto Memória do Movimento Estudantil (1960 - 1991)

História administrativa

O Projeto Memória do Movimento Estudantil foi uma iniciativa de um grupo de estudantes e professores de centros acadêmicos da UnB (História, Geografia, Ciência da Computação, Desenho, Matemática, Engenharia Mecânica e Processamento de Dados) que, além de atuar na luta pela redemocratização, desenvolveu um inédito trabalho de organização e manutenção de documentos do período militar. O projeto iniciou-se na década de 1980, porém a sua data de existência refere-se à data de acumulação de documentos do PROMEMEU.
Esta coleção contém atas de reuniões, cartazes, panfletos, papéis administrativos e uma série de outros registros do regime de exceção.

História do arquivo

Motivados pelo senso de responsabilidade para com a preservação da memória estudantil, jovens alunos do curso de História da Universidade de Brasília elaboraram, na década de 1980, o Projeto SIDOCAH - Sistema de Informação, Documentação e Arquivo do Centro Acadêmico de História da UnB, cujo principal objetivo era fazer a ordenação e o tratamento da massa documental presente no CA do curso, visando à preservação, ao resgate e à divulgação de sua história. A ampliação desse trabalho deu origem ao PROMEMEU - Projeto Memória do Movimento Estudantil, que incluiu o mapeamento dos documentos existentes nas diversas entidades de representação estudantil da UnB e o tratamento da documentação proveniente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos de História e Arquitetura.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Centro de Documentação da Universidade de Brasília (CEDOC/UnB)

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Coleção criada por alunos do curso de História da Universidade de Brasília que elaboram, na década de 80, o PROMEMEU – Projeto Memória do Movimento Estudantil. Articulando os conhecimentos adquiridos ao longo de suas graduações com a experiência dos estágios na área de Arquivologia, os idealizadores do projeto deram início um processo de coleta, de seleção e de tratamento de documentos que se tornaria, posteriormente, acervo e fonte de pesquisa histórica.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Conjunto em bom estado de conservação.

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

PROMEMEU: História e Memória em Construção. Centro de Documentação (CEDOC). Universidade de Brasília. 2012. Brasília/ DF.

Nota de publicação

PROMEMEU: História e Memória em Construção. Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IzUzUfCh2Jk

Área de notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação: 2016; Arquivo Central - ACE; Universidade de Brasília. Lorena Freitas.
Publicação: 2016-11-16; Arquivo Central - ACE; Universidade de Brasília. Rafael Rosa

Línguas e escritas

  • português do Brasil

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação