Darcy Ribeiro, Marechal Rondon e outros durante exposição no Museu do Índio
Arte indígena
1035 Descrição arquivística resultados para Arte indígena
Darcy Ribeiro, Marechal Rondon e outros durante exposição no Museu do Índio
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Várzea perto de Manaus
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Ovos de tartaruga
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Caboclo com arpão
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Secagem de peixe
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Igarapé preto
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro. Indígena Omágua
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro e da exposição “Amazônia Urgente: Cinco séculos de história e ecologia”, de Berta Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Plumária, centro. Povo Mundurukú.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Grinalda com cobre-nuca de plumas de arara e mutum. Indígenas Munduruku.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Rito funerário. Indígenas Bororo.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kayapó.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Txukahamae (grupo Kayapó)
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Área cultural Tapajós-Madeira
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Apiacá.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". O igarapé preto ou o Rio Negro de Nauta.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pentes dos indígenas do alto rio Negro. Iconografia produzida em 1882 sobre peças coletadas pela Comissão científica do Ceará, de 1865 de que participou Gonçalves Dias.
“A estória de Bali Bó e a origem da mandioca”. Título original.
Sem título“A estória de Bali Bó e a origem da mandioca”. Título original.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
E.S Paniâmin envia seu cetro-maracá à torre da grande ëmësin doló. Com a ajuda de Yebá Belö, que enfeita i bastão com adornos de penas, a ponta se transforma num rosto humano que irradia luz. Estava criado o sol.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
A cobra-canoa encosta primeiro na casa do primeiro trovão e, em seguida, na wihun wi (paricá, casa), a de Boléka, onde os dois heróis praticam os ritos prescritos.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Navegando debaixo d'água, a embarcação encosta em casas submersas, ao longo do rio-leite, onde a humanidade vai amadurecendo. Assim entra no rio Amazonas.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
O sétimo e o oitavo a sairem da transformadora canoa foram o branco com uma epingarda e o padrecom um livro na mão. E.S. Panlãmin enxota-os para bem longe.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Os pahmelin mahsá (transformada, gente) continuaram a viagem com sua própria força, sem a cobra-canoa. Do rio Uaupés passaram ao Papuri, adentraram-se na mata, voltaram àquele rio, até alcançar a cachoeira de Ipanoré, onde pisaram a terra pela primeira vez.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu. A primeira maloca dos Desâna no rio Macu. A porta está levantada, presa à viga mestre por um anel de cipó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloRepresentaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Aña Sinoliru, Aña siñoka (jararaca, iluminação). Cruzeiro do Sul e Via Lactea
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Aña poleru bero, Aña pihkolo betó (jararaca, rabo, redondo). Cauda do Escorpião
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Pamo (tatu)
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Ye polero belo, Yai pihkono betó (onça, rabo, redondo)
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Ngamia diana, Namia diana (caranguejo, muito bonito)
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Caia. Armadilha de peixe junto a Pari-Cachoeira
Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Jerere. Pesca à noite, em canoa, durante a piracema do aracu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Manguezal.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Araticum.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura corporal
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura corporal
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Terena tecendo em tear com a urdirura.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura de couro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kayapó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Espelho d'água. Rio Xingu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Jovem Kaingang.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Kaingang.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Remanescentes Kaingang
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Pataxó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". A lagarta mítica desenhada na placa que encima a cumeeira da grande maloca Wayana-Aparai.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Alto Xingu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pindoba.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu.
 
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
      