Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Museu do ÍndioPeças de arte dos índios Wayâna-Aparaí.
Ademir RodriguesPeças de artesanato dos índios Marúbo.
Domingos LamônicaImplementos e processamento da mandioca.
Berta Gleizer RibeiroPopulação Kuikúro em atividades diversas.
Domingos LamônicaBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena.
Domingos LamônicaPeças de cerâmica produzidas pelos índios Konibo.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor.
Rodolfo BurgosAspectos da população e cultura Desâna.
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana.
Ernesto AguiarBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaCestos, cerâmica e tecidos produzidos por povos indígenas.
Domingos LamônicaRede Maxakali, índio Xavante, bolsa de tatu canastra e planta.
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaPeças de arte dos índios Wayâna-Aparaí
Domingos LamônicaRede Maxakali, artigo sem múmia da Babilônia, Minas Beltrão e Tania
Domingos LamônicaBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaPeças de artesanato dos índios Marúbo. Cerâmica dos indígenas Marubo
Domingos LamônicaTigelas e alguidar produzidos por índios Waurá. Tigela representando jabuti.
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Jamaxin. Cesto em forma de mochila que se carrega nas costas para transportar rede de dormir e outros objetos pessoais.
Domingos LamônicaMagda Valverde em sua primeira comunhão.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Peneira com detalhe de remate "tipo tapirapé".
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1981
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Hohodene, Baniwa desenho de petroglifo
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Cesto com detalhe de femate. Padrão i-auvana-pypara.
Domingos LamônicaPeças de artesanato dos índios Marúbo
Domingos LamônicaPeças de cerâmica produzidas pelos índios Konibo. Cerâmica dos indígenas Konibo com decoração simplificada, feita para venda.
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaÍndigena Xavante
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Detalhe de remate "tipo tapirapé" em peneira dos indígenas Kayabi.
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Mapa com a localização da área cultural.
Domingos LamônicaBolsa de tatu canastra, Índios do Nordeste.
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Cesto impermeabilizado com cera de abelha misturada com resina para a guarda de mel
Domingos LamônicaPlanta
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Rede dormir infantil.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Desenho de petroglifo
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Yawalapití. Padrão de trançado.
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro. Planta da aldeia de Uapui.
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Agulhas de crochê de osso: tíbia de ave mutum
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Penla de cerâmica para a cozinha.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Yawalapití.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Mehinaku.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Padrão de desenho de pintura corporal executado em papel.
Domingos LamônicaImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Ainu, Japão. Tear de cintura.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Esquematização de padrões trançado kayabi. 1 iwirapuí: cipó. 2. awatsi-ai: sementes de milho. 4. yowiteran: sem significado.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Tukano, banco desenho papel.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Padrão de desenho de trançado Yawalapiti.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração da exposição “Brasilidades” realizada na Casa França-Brasil entre os dias 28/05/1991 e 23/06/1991.
Charlote EmerichImagens dos índios Kayabi ilustrativas do livro “Diário do Xingu” e do artigo “Desenhos semânticos. O caso Kayabi”, publicado no volume III da “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
Berta Gleizer RibeiroAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
OlgaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Ernesto AguiarImagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Wladimir KozakA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu” Tribo Kuikúré
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Poisson pacu dans la peinture corporelle
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Poisson pacu dans la peinture corporelle
Domingos Lamônica