documentação referente ao pedido de dotação do projeto “Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil” à Fundação Ford. São cartas referentes ao pedido da dotação, prorrogação de prazo, prestação de contas e o projeto.
documentação diversa sobre o curso de doutorado de Berta na Universidade de São Paulo - USP, ligado ao projeto “A Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”. Constam atestados, declarações, certificado, histórico, programas e notas de aulas, resumo da tese, trabalho de conclusão de curso, relatório de atividades para o exame de qualificação, relatório de trabalho de campo, entre outros.
Reúne documentação referente aos assuntos burocráticos do órgão, às pesquisas antropológicas e ao intercâmbio entre Darcy Ribeiro e diversos pesquisadores. Constam também os diários de campo produzidos pelo titular em suas expedições a tribos indígenas, além de documentos relativos à criação do Museu do Índio, do qual foi diretor, e ao Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia Cultural organizado nesta mesma instituição. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 16 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
UntitledReúne cadernos, fichamentos, textos, levantamentos bibliográficos e resumos de aulas, manuscritos e/ou datilografados. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 9 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Reúne documentos referentes aos processos de demarcação de terras indígenas e ao projeto de instalação de um Museu do Índio em Brasília, entre outros. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 3 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Expressando a produção intelectual propriamente dita da titular, esta subsérie é composta por imagens que figuram em seus livros, artigos e exposições. Houve conjuntos de documentos cujo destino não foi possível recuperar, porém ficou clara a existência de uma finalidade específica para os mesmos e de uma unidade.
Aqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
UntitledReúne imagens produzidas pela titular e pelo fotógrafo e médico Frederico Ribeiro em seus trabalhos de campo em Aracati-CE, no Parque Indígena do Xingu e no Alto Rio Negro. Inclui ainda fotografias referentes à expedição na
qual acompanhou Darcy Ribeiro entre os índios Kaingáng, Xokléng, Kadiwéu e Urubu-Kaapor
Fixa normas sobre a mudança de curso ou de habilitação, para os alunos de graduação.
Dispõe sobre admissão por transferência nos cursos de Graduação da Universidade de Brasília.
Fixa normas sobre a Dupla Opção de curso ou habilitação, para os alunos de graduação.
Designa a Professora Maria Ângela Guimarães Feitosa do Instituto de Ciências Biológicas a partir da data 24/05/1985.
Homologa o Ato da Reitoria nº 177/89, de 24/04/89, que autorizou a venda da projeção 02 da SQN 310, da propriedade da Fundação Universidade de Brasília-FUB, mediante licitação pública, como forma de obtenção de recursos, especificamente, visando viabilizar a construção dos dois prédios em fase de conclusão no campus da Universidade de Brasília.
Regulamenta a Avaliação de Desempenho Docente no Período de Estágio Probatório.
Reúne imagens da vida pessoal e privada da titular: Berta Ribeiro em viagens, festas, lançamentos de livros seus e de outros autores, proferindo ou assistindo conferências, imagens de seus familiares e amigos, bem como obras de arte, cartões postais e gravuras que decoravam seu apartamento.
UntitledReúne imagens de exposições, peças e coleções de museus diversos, todos sobre a temática indígena. Tal como o grupo Índios do Alto Rio Negro, este também formou-se por ser a museologia e o colecionamento áreas de interesse da titular. Berta G. Ribeiro, em sua trajetória, realizou consultorias e ajudou a conceber alguns museus e exposições de terceiros.
UntitledNeste grupo concentram-se imagens dos índios nativos desta região do Noroeste Amazônico, bem como de peças e artefatos produzidos por estes. São imagens produzidas pela titular e por diferentes antropólogos e estudiosos, além de desenhos feitos por estes índios. Considerando que a titular produziu a maioria de seus estudos sobre esta região e seus índios, e que haviam imagens feitas também por outros estudiosos, optouse por formar este grupo à parte, pois constituía um interesse particular da titular.
UntitledReúne imagens de aspectos cotidianos de grupos indígenas diversos produzidos por antropólogos e fotógrafos profissionais, bem como da cultura material destes grupos. Esta subsérie pode ser entendida como um subsídio para as exposições e publicações da titular, pois muitas destas imagens ilustram estas produções. Foram aqui alocadas, e não em ep, por não terem sido originalmente encontradas junto com os documentos destinados a figurar nas mesmas.
UntitledEssa série é formada pelo acervo fotográfico da UnBTV, produzido a partir dos registros fotográficos feitos pelos fotógrafos da UnBTV, das atividades desenvolvidas pelo setor.
UntitledA documentação custodiada pelo Arquivo Central da UnB conta com documentos administrativos e acadêmicos como resultado das atividades da Universidade. Existem no fundo, documentos que remetem à criação da Universidade, mas de forma estruturada e como mais pesquisados existe a série Atos, Resoluções e Instruções (ARINS) produzida pelo Gabinete do Reitor, Conselhos e Decanatos e outras unidades administrativas. Existem ainda atas de reuniões e alguns documentos da atividade acadêmica produzidos pela Escola de Extensão e pela Secretaria de Administração Acadêmica.
UntitledO acervo fotográfico do Arquivo Central da Universidade de Brasília, possui mais de 20000 fotografias, grande parte não encontra-se descrita o que impede o acesso aos documentos.
UntitledReúne os desenhos feitos por Luiz e Feliciano Lana, índios Desâna com quem a titular estabeleceu uma parceria de trabalho. São imagens ilustrativas das narrativas míticas destes índios.
UntitledConstitui comissão para intermediação junto aos estudantes que ocupam o prédio da Reitoria, com os seguintes membros: Inês Maria Marques Z. Pires de Almeida (Docente/FE), Antônio César de O. Guedes (Técnico-Administrativo/SCA) e Tony Gigliotti Bezerra (Estudante/IREL).
A UnBTV, formalmente constituído como Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), criado em 1986, tem o objetivo de promover a educação e a cultura por meio de vários meios de comunicação. Órgão complementar ligado diretamente à estrutura da Reitoria da UnB, o CPCE é uma unidade captadora de recursos, que produz vídeos e programas de TV, desenvolvendo e executando projetos e pesquisas na área de audiovisual.
Paralelo a isso, o CPCE funciona como um laboratório para alunos e professores das mais diversas áreas de conhecimento da UnB, desde aquelas ligadas diretamente a produção audiovisual até as mais distantes, mas que porventura apresentem alguma demanda no campo do audiovisual, notadamente vídeo, TV e cinema.
Dentre suas principais realizações na área de TV menciona-se a co-produção da série Estação Ciência, programa semanal de divulgação científica veiculado nacionalmente pela antiga TV Manchete e pela Rede Brasil, liderada pela TVE-RJ, e o programa Paidéia, veiculado por todas as redes de TV´s educativas (Rede Brasil, Radiobrás e TV Cultura). Entre 1992 e 1993, foi produzido o programa TV UnB, veiculado, semanalmente, em Brasília, pela TV Nacional/Radiobrás. O CPCE produziu, ainda, os programas Documentário UnB (1997/1998) e Humanidades (1999/2000) veiculados pela TV Brasília e a série Matemática (2002) para a TV Escola.
A partir do ano de 2006 a UnBTV passou a veicular suas produções no Canal Universitário de Brasília, transmitido pela operadora NET no canal 15.”
Aspectos da população e cultura indígena boliviana, entre outras situações
Aspectos da população e cultura indígena boliviana, entre outras situações
Aspectos sociais e culturais do povo Venezuelano
Instituo Autonomo Biblioteca Nacional y de Servicios de BibliotecasNesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
UntitledÍndigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaÍndigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos LamônicaÍndigenas de tribos não identificadas.
Henri Ballot;Jesco Von PuttkamerPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Pedro Lobo; Domingos Lamônica