Série ad - Áudio

Zona de identificação

Código de referência

BR BR RJFUNDAR DR-ad

Título

Áudio

Data(s)

  • 1961 - 1997 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(26/10/1962 - 17/02/1997)

História biográfica

Darcy Ribeiro foi um antropólogo, educador, político e escritor brasileira. Nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros, no norte do estado de Minas Gerais, filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira. Concluiu o estudo primário e secundário em Montes Claros, em 1929, frequentou o Grupo Escolar Gonçalves Chaves e o ginásio Episcopal de Montes Claros, em 1929. Cursou medicina em Belo Horizonte, porém desistiu do curso. Graduou-se em Etnologia pela Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo em 1944. Trabalhou no Serviço de Proteção a Índio (SPI), junto ao marechal Cândido Mariano da Silva Randon trabalha com os índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia, trabalhando com diversos grupos indígenas como os Bororo, Xokleng, Kaiowá, Terena, Ofaié, Guarani eos Kadiwéu e os Urubu Kaapor.
Fundou o Museu do Índio em 1953. Entre 1955 e 1956 atuou como Professor de etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1959 é encarregado pelo então presidente Juscelino Kubitschek para planejar a Universidade de Brasília (UnB), inaugurada em 1962. Foi o primeiro reitor da UnB, exercendo o mandato por duas vezes. Foi Ministro da Educação e Ministro-chefe da Casa Civil do Brasil no governo de João Goulart. Na ditadura militar teve seus direitos políticos cassados e no exílio atuou na concepção de outras Universidades. Ainda foi vice-governador do Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola (1983-1987), onde atuou na criação, planejamento e implementação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP). Criou o Memorial da América Latina. Foi eleito senador com mandato entre 1991 e 1997. Recebeu o título Doutor Honoris Causa em 1995 pela Universidade de Brasília, e tantas outras, como pela Universidade de Sorbonne, Universidade de Copenhague, Universidade do Uruguai. Autor de vários livros como Maíra, O Mulo, O povo brasileiro e O Dilema da América Latina. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne capítulos de livros, discursos e cartas ditadas às secretárias para transcrição, gravações de reuniões da Secretaria de Cultura do governo Leonel Brizola, reunião do Conselho Curador da Fundação Darcy Ribeiro, inaugurações, como a da Universidade de Brasília, cantos indígenas e até brincadeiras, como uma entrevista em que ele simula a voz de Clarice Lispector e entrevista a si mesmo.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Os documentos foram descritos individualmente, perfazendo um total de 731 referências.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

A documentação deve ser solicitada à Fundação Darcy Ribeiro pelo e-mail: fundar@fundar.org.br ou pelo telefone: (61) 3107-0582.

Condiçoes de reprodução

O direito de reprodução da documentação deve ser solicitada à Fundação Darcy Ribeiro pelo e-mail: fundar@fundar.org.br ou pelo telefone: (61) 3107-0582.
A Universidade de Brasília não detém os direitos da documentação aqui disponibilizada.

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      A transcrição e adaptação da descrição do fundo arquivístico de Darcy Ribeiro foi feita a partir dos Inventários dos arquivos pessoais de Darcy e Berta Ribeiro. A transcrição da descrição desta série foi feita para o AtoM-UnB por Rafael Rosa em 17 de janeiro de 2023.

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Área de ingresso